Renildo comemora os 185 anos dos cursos jurídicos no Brasil

 Há 185 anos, em meados do século XIX, em 1827, era implantado o primeiro curso de Direito do Brasil. A graduação foi instalada no Mosteiro de São Bento, em Olinda. No mesmo local, ontem à noite, foi realizada uma missa em Ação de Graças em comemoração à criação do curso.


Prefeito Renildo Calheiros participou das comemorações no Mosteiro de São Bento

 A celebração foi conduzida pelo abade dom Felipe da Silva, que durante a liturgia abriu um espaço para contar um pouco da história. “Durante 26 anos as aulas aconteceram em nossas dependências. A primeira delas aconteceu em 1828, com a participação de 41 alunos. Que Deus abençõe quem está na área jurídica, trabalhando pelo bem comum da população”.

A celebração contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jovaldo Nunes, que foi homenageado. Ele recebeu uma placa comemorativa entregue pelo prefeito da Cidade Patrimônio, Renildo Calheiros.

“Olinda possui uma história de 477 anos e temos um grande esforço para resgatar os fatos históricos que aqui aconteceram. Esta data de hoje (ontem) é muito importante e devemos cada vez mais realçar estes acontecimentos porque nos ajudam a entender a nossa história”, pontuou o gestor olindense. Já o desembargador Jovaldo Nunes, que é paraibano, mas mora em Olinda, agradeceu a homenagem prestada ao Poder Judiciário pernambucano representado na sua pessoa.

Após a solenidade, crianças de escolas municipais que formam o coral Encanto de Olinda, se apresentaram para o público. Em seguida, as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da primeira sala de aula que ainda permanece preservada nas dependências do Mosteiro de São Bento. Nela é possível conferir um cenário do passado através de livros e mesas da época.

Histórico

O curso de Direito foi fundado pelo doutor Lourenço José Ribeiro e ocupava todo o primeiro pavimento do prédio. No segundo andar funcionava a biblioteca. A graduação permaneceu em Olinda até 30 de maio de 1854 quando foi transferido para o Recife. Atualmente, a Faculdade de Direito do Recife está instalada no bairro da Boa Vista, na área Central da Capital e está vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonte: Blog Olinda Hoje