Inácio debateu propostas para uma Fortaleza com mais cultura

Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB, Inácio e Chico Lopes, estiveram na noite desta terça-feira, 14/8, no Teatro Boca Rica, em um encontro que reuniu diversos artistas, produtores e apoiadores da cultura cearense. Diretores, atores e professores manifestaram seu apoio a Inácio e apresentaram propostas sobre a cultura e as artes em nossa cidade. Todos contribuindo com importantes sugestões para mais cultura na capital.

A trajetória política de Inácio e suas contribuições à cultura foram destacadas no encontro. Inácio foi o autor da lei que garante aos estudantes o direito à meia entrada em eventos culturais em Fortaleza e no Ceará. A Bolsa-artista, também originária de projeto de Inácio, vai garantir que novos talentos se desenvolvam e possam viver da própria arte. Na Prefeitura, Inácio vai fortalecer o Sistema e o Conselho Municipais de Cultura, aproximando a administração municipal dos artistas, produtores e organizações culturais. Vai descentralizar a gestão cultural e criar os Distritos de Cultura em cada Regional da cidade, levando arte, música, cinema, dança e poesia para o alcance de todos, em todas as regiões da cidade.

Peregrina Capelo, antropóloga e professora da UFC, lembrou que cultura engloba todas as formas de agir e pensar da população. Segundo Peregrina, Fortaleza hoje é uma cidade de pequenos núcleos, não é uma cidade unificada. "Temos que produzir programas que pensem cultura como meios de conhecimentos e ações", enfatizou Peregrina. Para Paulo Ess, ator e diretor os artistas de Fortaleza sofrem com a falta de um projeto cultural de longo prazo. " Um projeto que surta efeito daqui alguns anos. Nós só vamos educar pessoas se isso estiver aliado à educação e à cultura", afirmou Paulo. "Nós não queremos eventos, queremos cultura", complementou Paulo.

Mais cultura para Fortaleza

Inácio destacou a importância de todas as pessoas terem acesso a cultura, enfatizando a necessidade de diminuir a burocracia na gestão municipal, também no tocando às políticas culturais. Para que dessa forma, projetos possam ser aprovados com mais facilidade, permitindo a participação de todas as pessoas. "A autoestima da nossa gente pode ser melhorada através da cultura e a da arte. As pessoas precisam ter acesso à cultura, e a Prefeitura tem que garantir esse direito dia a dia", afirmou.

Chico Lopes ressaltou a importância de resgatar nossas origens culturais. " Temos que resgatar nossa cultura, de ontem e de hoje. Isso é muito importante para a nossa cidade", afirmou.

Fonte: Assessoria Inácio 65
Fotos: André Rocha

Leia também:
Eleições: Inácio e Chico Lopes receberam apoio de professores