Mutirão do HMIB fará cirurgias em crianças

A Coordenação Geral de Saúde da Asa Sul participa do VI Mutirão de Cirurgia Pediátrica, em parceria com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), no próximo sábado .

Serão operados 80 pacientes na faixa etária de 1 a 12 anos com hérnia inguinal, unilateral ou bilateral, que estavam cadastrados na fila de espera do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de espera de crianças e adolescentes com indicação cirúrgica.

Um total de 42 profissionais trabalharão no mutirão, que envolve médicos, anestesiologistas (equipes cirúrgicas voluntárias), enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros. Os pacientes serão recepcionados no pré-operatório pelo grupo Contadores de Histórias, da associação Viva e Deixe Viver. Para a mãe do paciente G. F. Q., de 1 ano, Maria Magalhães Quaresma – moradora de Ceilândia – a correção cirúrgica da hérnia inguinal vai representar qualidade de vida para seu filho. “Estamos felizes porque ele vai ser operado pela segunda vez no HMIB. Temos certeza que depois da cirurgia, o nosso pequeno vai parar de sentir dor, alimentar-se melhor e brincar”, relata.

Segundo o coordenador geral da Cirurgia Pediátrica da SES/DF, Acimar Gonçalves da Cunha Junior, o mutirão é fundamental para o tratamento de crianças que aguardam cirurgia. “O mutirão, além de reduzir o tempo de espera do paciente, prevenirá precocemente complicações da hérnia, como o encarceramento”, enfatiza.

Segundo a CIPE, a expectativa é que o Mutirão Nacional supere os 554 atendimentos realizados no mutirão de 2011. Neste ano, participarão o Distrito Federal, Bahia, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Saiba mais:
A Hérnia inguinal encarcerada ou estrangulada é aquela que fica presa na virilha ou escroto e não pode ser massageada de volta ao abdômen.

Já a Hérnia inguinal encarcerada é ocasionada pelo inchaço e pode levar a hérnia estrangulada, na qual o suprimento de sangue ao intestino delgado pode ser ameaçado.

A Hérnia inguinal estrangulada é uma condição médica séria que requer atendimento imediato.

Os sintomas de hérnia inguinal estrangulada incluem:

– Sensibilidade extrema e vermelhidão na área da protuberância;

– Dor súbita que piora em curto espaço de tempo;

– Febre;

– Batimento cardíaco acelerado.