Deputado elogia desempenho do Piauí no Ideb

Ele diz que o desempenho do Piauí é motivo de comemoração

O deputado federal Osmar Júnior destacou esta semana a notícia de que o Piauí cumpriu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental em 2011. “ É motivo de comemoração verificar que o Piauí obteve destaque e entrou para escala das escolas públicas que obtiveram maior crescimento no País”.

O indicador avalia a qualidade do ensino das escolas a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados nesta terça (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

Desde a criação dos indicadores, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas pelos estados – a cada dois anos – por escolas, prefeituras e governos estaduais.

Nos anos iniciais, o Piauí obteve média de 2,6 pontos em 2005, seguidos de 3,2 em 2007 e 3,8 em 2009, aumentando e superando a meta em 2011 com 4,1 pontos. A última média obtida ficou bem próxima à meta nacional, que foi de 5,0 pontos.

Em 2011, dois estados do Nordeste se destacaram, um deles o Piauí que conseguiu superar em quase um ponto o resultado esperado. Na média geral, o Piauí ficou à frente dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.