Evo Morales rechaça ameaças do Reino Unido ao Equador

O presidente Evo Morales disse nesta sexta-feira (17) que a Bolívia vai defender a dignidade e a soberania do Equador e da América Latina, diante das ameaças do Reino Unido de agredir a embaixada equatoriana em Londres para prender o fundador do Wikileaks, Julian Assange.

"Não estamos em tempos de invasão ou de saques, estamos em tempos de integração e de trabalho conjunto para nossos povos", disse o presidente, em meio a aplausos, durante uma cerimônia de entrega de 960 laptops para os professores do departamento boliviano de Pando, televisionado para todo o país.

"Os tempos (…) como em 1492 passaram à história, embora haja uma dívida da Europa com a América Latina, pois nações desse continente saquearam nossos recursos naturais durante o período colonial", disse Morales em seu discurso para uma multidão reunida no coliseu Ernesto Nishikawa Ernesto , na cidade de Cobija.

"Se ainda existe essa mentalidade de ameaçar a embaixada do Equador, estão equivocados", disse o estadista boliviano sobre as ameaças do Reino Unido contra a sede diplomática do Equador para capturar o criador do Wikileaks, que recebeu asilo político do governo de Rafael Correa.

"Essa ameaça é uma agressão não apenas contra o Equador, mas contra a Bolívia, a América do Sul e América Latina", destacou, a respeito deste grave problema internacional.

Fonte: Prensa Latina