Sem categoria

Maria Prestes: Meu companheiro é um presente à América Latina

“Considero o livro um presente não só para o Brasil, mas para toda a América Latina”, foi o que declarou Maria Prestes durante participação no programa Ideias e Debates da Rádio Vermelho, ao falar sobre o lançamento do livro "Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes". O evento acontecerá às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo. A obra relata sua convivência com o líder histórico dos comunistas brasileiro.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho, em São Paulo 

Segundo ela, mesmo com 20 anos de seu lançamento, a procura pelo livro sempre foi muito grande. “Diversas pessoas buscavam conhecer a obra, que se tornou ao longo dos anos muito importante não só para a história do Brasil, mas também da América Latina. E por ter essa demanda, este relançamento traz uma novidade, a obra em dois idiomas e com novos depoimentos. O que reflete não só a procura pelo livro, mas a relevância de Prestes no cenário internacional.

Leia também:

Maria Prestes lança "Meu companheiro" em SP

Maria prestes destaca que a obra apresenta ao público o lado familiar de Luiz Carlos Prestes. “Publicações que falem de Prestes tem muitas por aí, o que eu apresento é um olhar íntimo do lado familiar deste quadro político que fez história em nosso país e no mundo. Estive na Colômbia lançando este livro e a repercussão do livro foi surpreendente”, destacou.

Ela ressaltou que a inspiração para o livro vem de todas as experiências vividas. “Sou filha de comunista, tive uma vida difícil, atuei na juventude comunista até encontrar com o Prestes e com ele viver 40 anos, que também não foram fáceis, na clandestinidade, lutando cada dia para apagar os rastros de Prestes, protegendo-o da polícia. Mas, com todas as dificuldades sinto-me feliz por ter vivido todas essas experiências, e o livro mostra essa felicidade”.

Ao falar sobre o que sente por ter sido companheira de Prestes por 40 anos, Maria Prestes afirmou: “Prestes é um legendário brasileiro e me sinto orgulhosa, feliz e realizada por ter dividido minha vida com este brasileiro”.

Acompanhe a íntegra do programa: