Publicado 20/08/2012 12:36 | Editado 04/03/2020 16:49

Apesar de ter refletido parcialmente os avanços verificados no Brasil quanto à Educação, em especial devido ao programa do Governo Federal de escolas em Tempo Integral, a rede municipal de ensino precisa avançar em Coronel Fabriciano. A conclusão é dos diretores das escolas estaduais, que muitas vezes recebem alunos oriundos da rede municipal com graves dificuldades de leitura e interpretação de textos, cálculos matemáticos e raciocínio lógico, geralmente provocadas pela deficiência em sua formação na base.
“A qualidade da educação precisa estar presente nos diversos níveis, e sempre de forma integrada, caminhando lado a lado com as redes estadual e federal. Nossas crianças e jovens merecem uma educação de qualidade, que não cuide apenas da aparência dos prédios das escolas, mas principalmente com atenção às pessoas, preocupada verdadeiramente com toda a comunidade escolar. Valorizar os profissionais de ensino e incluir as famílias no processo educacional é nosso compromisso”, ressaltou Celinho.
Deficiência
Conforme o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em Coronel Fabriciano as escolas municipais estão bastante atrasadas em relação à rede estadual: até o 5º ano de ensino, registram apenas a nota média 5.5 diante do elevado índice de 5.9 nas escolas estaduais.
A situação se torna ainda mais grave devido à falta de interlocução da atual administração municipal com quaisquer repartições públicas estaduais. Exemplos disso foram apresentados pelos diretores, que muitas vezes procuram o município em busca de parcerias para atividades educacionais, sem conseguirem retorno. Até mesmo quando há necessidade de amparo social junto à rede de CRAS, a dificuldade de diálogo da atual administração fica evidenciada.
Avanço do crime
Outra questão apontada pelos diretores diz respeito à crescente criminalidade em Coronel Fabriciano, com a presença das drogas cada vez mais cedo na vida dos jovens. “Tivemos casos de pré-adolescentes envolvidos nessa realidade”, alertou uma vice-diretora.