Paraguaios que vivem fora do país preparam ato pró-Lugo

Representantes de associações de paraguaios que vivem em oito países anunciaram nesta segunda-feira (20) a preparação de um ato em favor do ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, destituído do poder em junho. As informações são da AVN (agência pública de notícias de Venezuela).

As manifestações devem ocorrer no Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos, na França, na Espanha, na Suécia, na Alemanha e na Bélgica.

Para essas associações, a destituição de Lugo foi um golpe de Estado. O então presidente foi submetido a um processo de impeachment na Câmara e no Senado do Paraguai e, em menos de 24 horas, retirado da chefia do Estado.

Os representantes das associações disseram ter enviado mensagens a organizações internacionais sobre como avaliam a destituição de Lugo. Eles pedem ainda justiça social e reforma agrária – principal pauta política no Paraguai.

No texto, os representantes das associações acrescentam que os paraguaios que vivem no exterior permanecem comprometidos com a luta pela restauração da democracia.

Fonte: Agência Brasil