Angela – A cidade precisa de um Centro de Parto Normal Público

 

A candidata à Prefeitura de Florianópolis, Angela Albino, e seu vice Nildomar Freire, o Nildão, da coligação Avança Florianópolis (PCdoB, PT, PR, PRB, PRP e PTdoB), se reuniram no início da noite desta segunda (20) com médicos de família, enfermeiras, representantes do movimento de mulheres e professoras que defendem o parto humanizado em Florianópolis. Durante a reunião, a candidata anunciou que criará o Centro de Parto Normal Público e que reforçará as ações da Rede Cegonha, um projeto do Governo Federal que entre outras ações assegura a humanização do atendimento às mulheres grávidas e seus filhos recém-nascidos.

“Enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda um limite máximo de partos por cesarianas de 15%, em Florianópolis, esse número chega a incríveis 61% das mulheres. Essa realidade precisa ser mudada imediatamente”, disse Angela.

Segundo os dados trazidos pelo grupo encabeçado pelo candidato a vereador Gilberto Del’Pozzo (PT), os problemas não se restringem apenas ao procedimento da cesariana. “No parto normal existem outros aspectos que devem ser levados em consideração e que vão desde a posição da mãe até o horário do primeiro banho da criança. Junto com Angela e Nildão vamos cuidar da humanização do atendimento às mães em Florianópolis”, disse.