Embaixadores da Copa visitam obras da Arena Fonte Nova

O artista plástico Bel Borba e a banda Olodum, dois dos 11 Embaixadores de Salvador para a Copa do Mundo e que vão levar o nome da cidade baiana por todo o planeta, visitaram, na última segunda-feira (20), as obras da Arena Fonte Nova, em Nazaré.

Recebidos pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, pelo Gestor do Escritório Municipal da Copa, Leonel Leal, e pelo representante da Fonte Nova Participações (FNP), Lino Cardoso, no Centro de Visitação da Arena Fonte Nova, os convidados foram levados ao canteiro de obras.

Vasconcelos recebeu os visitantes destacando a importância da imagem deles: “Este é um bom momento para recebê-los. Esperamos que todos estejam sintonizados nesse bom clima”. Ainda na sua fala, o secretario lembrou que não se pode esquecer que a Arena Fonte Nova será um espaço multiuso para o lazer e o entretenimento da população baiana. “Posso adiantar que a obra já tem 67% de avanço físico e prazo de conclusão estimado para o final de dezembro”, afirmou.

Bel Borba denominou a Arena Fonte Nova de “arena turbo”, fazendo uma alusão à velocidade do ritmo das obras. “A qualquer hora do dia ou da noite que a gente passa por aqui, temos a sensação de que a obra avança vertiginosamente e com muita rapidez. Hoje, ela já é um dos pontos turísticos da nossa cidade”. Envolvido com a construção da nova arena, desde a implosão do antigo estádio, Bel Borba utilizou material da demolição para produzir 18 esculturas que foram expostas no Palacete das Artes – Rodin Bahia.

Feliz e sem esconder a alegria de ver o Olodum, como única instituição escolhida entre os 11 representantes baianos, o cantor Lazinho afirmou: “Para nós, do Olodum, é uma felicidade viver este momento. Todos nós vamos estar abraçados com essa arena, pois a gente acredita na Bahia e no Brasil. Há dez anos que apoiamos diretamente a Seleção Brasileira de Futebol e no dia da inauguração desta nova arena vamos fazer uma festa nesse monumento esportivo. Afinal, como dizia o nosso irmão Neguinho do Samba, não dá para imaginar a Fonte Nova sem o rufar dos tambores do Olodum”.

As 11 personalidades escolhidas para serem embaixadores, entre esportistas, artistas e músicos, já receberam um resumo com o andamento das obras e sobre os preparativos para a Copa do Mundo e Copa das Confederações. Em 2013, Salvador irá sediar três jogos na Copa das Confederações. Em 2014 serão seis partidas da Copa do Mundo, sendo quatro na primeira fase (nenhum do Brasil), um nas oitavas de final e outro nas quartas de final.

Foram selecionados da música, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Daniela Mercury; na literatura João Ubaldo Ribeiro;nas artes plásticas, Bel Borba; entre os esportistas, Daniel Alves (jogador do Barcelona), Edílson (pentacampeão com a seleção no mundial de 2002), Acelino Popó Freitas (boxe) e Júnior Cigano (lutador de MMA). A única entidade é o Olodum. A escolha dos nomes foi feita a partir de consultas a jornalistas e lideranças de diversos segmentos.

Fonte: Ascom/ Setre