ONU confirma Ban Ki-moon na reunião dos Não-Alinhados

Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou nesta quarta-feira (22) a sua presença na reunião da cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (NOAL), que se realizará no Irã entre 29 e 31 de agosto.

Martin Nesirky, porta-voz do secretário-geral da ONU, confirmou que Ban Ki-moon aproveitará sua presença em Teerã para discutir temas vinculados ao programa de energia nuclear do Irã, terrorismo, direitos humanos e a crise na Síria.

O secretário-geral das Nações Unidas, que durante sua visita de três dias discutirá também os assuntos urgentes para a estabilidade do Oriente Médio, enfrentou a oposição dos Estados Unidos e de Israel, que não estão de acordo com a presença do líder da ONU em Teerã.

De 29 a 31 de agosto estarão presentes na reunião do Movimento, que reúne 120 países, mais de dois terços dos membros da ONU, o que a deixa muito mais significativa e importante com a presença do secretário-geral.

Nesirky qualificou a presença do coreano na cúpula do Movimento como "oportuna e importante", na qual aproveitará para discutir diretamente com as autoridades iranianas sobre problemas da atualidade, que permita "fomentar respostas positivas e construtivas".

O Movimento de Países Não-Alinhados é um grupo de estados que se formou durante a chamada Guerra Fria, na segunda metade do século 20, com a finalidade de conservar a posição neutra de seus países membros e não se alinharem a nenhuma das superpotências.

Foi gestado e fundado em meio à falência do sistema colonial e da luta emancipadora dos povos da África, Ásia, América Latina e outras regiões do planeta.

Fonte: Prensa Latina