ANDREY participa do Giberú, VII Feira de Saúde no Terreiro

Resgatar a importância do Terreiro de Candomblé como espaço de promoção da saúde dentro da comunidade é o objetivo da VII Feira de Saúde do Ilê Axê Dematá Ny Sahara, que faz parte do Projeto Giberu, e há sete anos realiza no Bairro Santa Maria ações de saúde, prevenção e palestras educativas.

Andrey Giberu

O evento é idealizado pelo babalorixá Fernando Kassideran, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e este ano trouxe o tema: Saúde, prevenção e espaço religioso cuidando do nosso povo.

Agosto é considerado o mês da Saúde para os praticantes da religião afrodescendente, quando é cultuado o orixá Obaluaê, responsável pela ritualística tanto da doença, quanto da cura. A feira de saúde faz parte dessas comemorações do terreiro. De acordo com Fernando Kassideran, a proposta do evento é levar cidadania e esclarecimento para a comunidade. “O terreiro está aqui no Santa Maria há mais de 20 anos e ao longo desse tempo já vínhamos desenvolvendo ações e atividades ligadas à saúde. O projeto surgiu da ideia de termos um contato maior com a população da região promovendo um trabalho mais efetivo de promoção à saúde com os moradores. Como a figura do Pai de Santo sempre foi importante para a comunidade eu encontrei uma forma de unir a questão da confiança com o atendimento do posto de saúde”, esclareceu.

Durante o evento foram realizadas ações de promoção da saúde bucal, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis. A assistente social, Sidinéia Mendonça, que participa da feira desde o surgimento, revela a importância de se manter projetos como esse. “É sempre importante quando a gente desenvolve trabalho de prevenção e promoção da saúde. Pai Fernando mais uma vez está de parabéns em realizar essa parceria com a Unidade de Saúde do bairro, quem ganha é a comunidade”.

O nosso candidato a vereador, Andrey 65111, foi coordenador do evento nos primeiros anos, como Ogãn Ojubonan do terreiro, adepto do candomblé e militante do movimento negro pontua a relevância da realização como desconstrução dos preconceitos e intolerâncias, aproximando os serviços de saúde pública dos afroreligiosos e da comunidade, “precisamos derrubar as muralhas do preconceito e estreitar os laços de parceria para construirmos a igualdade entre os diferentes, a religião não pode ser um instrumento de separação entre as pessoas, ela deve cumprir a religação entre os indivíduos e o sagrado, proporcionando a saúde do corpo e do espírito e consequentemente o assé necessário para a aproximação com os nossos ancestrais”, finaliza Andrey Lemos.

Pai Fernando Kassideran reafirma que ”os Terreiros de Candomblé se sentem na obrigação de trabalhar as questões sociais da comunidade” e aposta na manutenção do projeto. “Esperamos que os próximos gestores entendam a importância desse projeto para a comunidade do bairro Santa Maria”, finaliza.