Servidores da UFBA e UFRB retornam ao trabalho dia 27

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e UFRB (Assufba), os servidores das universidades federais da Bahia e do Recôncavo Baiano devem retornar às atividades na segunda-feira (27/8). A Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) aceitou a proposta de reajuste de 15,8%, fracionado até 2015, e incentivos à titulação oferecidos pelo Ministério do Planejamento.

Integrante do Comando Nacional de Greve, o coordenador de Imprensa da Assufba, Valmiro dos Santos, informou que a proposta do governo foi aceita pelas bases, sendo que 42 universidades votaram a favor e 14, contra. “Agora, o governo vai entregar uma minuta para o Comando Nacional de Greve, que avaliará se o que foi acordado está no termo. Se positivo, nós assinaremos a minuta e devolvemos para o governo.”

Valmiro dos Santos informa ainda que o documento será entregue pela direção da Fasubra e pelo Comando Nacional de Greve nesta sexta-feira (24/8), em Brasília, em uma nova reunião com representantes do Ministério do Planejamento. A expectativa é que os 140 mil técnicos-administrativos que estão em greve retornem ao trabalho na segunda-feira.

Segundo a coordenadora-geral da Fasubra, Janine Teixeira, apesar de aceitar a oferta, a categoria ficou insatisfeita. “Achamos muito pouco em termos de reajuste, mas decidimos aceitar porque tivemos avanços muito grande na carreira. Com a progressão de carreira, o percentual pode chegar até 24%, nos próximos três anos, em alguns casos”, disse.

Os servidores das universidades federais entraram em greve no dia 11 de junho. Atualmente, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) conta com cerca de 5 mil servidores técnico-administrativo e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) com 400.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro