Docentes protocolam contraproposta no Palácio do Planalto

Professores das universidades federais em greve há mais de três meses foram recebidos na manhã desta sexta-feira (24) no Palácio do Planalto, por funcionários da Secretaria-Geral da Presidência da República. O grupo protocolou uma contraproposta da categoria e, com isso, esperam reabrir a mesa de negociação, paralisada desde o dia 3 de agosto.

Na ocasião, o governo assinou acordo com o Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação), entidade que representa parte dos docentes. Mas, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) , que representam a maioria dos professores, não aceitaram a proposta de reajuste de 20% a 45% (a mesma fechada com o Proifes-Federação).

Ontem (23), a presidenta do Andes-SN, Marinalva de Oliveira, também esteve no Ministério do Planejamento para protocolar a contraproposta e informou, na ocasião, que a categoria abre mão de aumento e dá preferência à reestruturação da carreira.

Marinalva de Oliveira explicou que o documento pede que, a cada degrau de progressão, os professores tenham ajuste de 4% – anteriormente, o percentual desejado era 5%.

De acordo com o MEC, entretanto, a proposta da entidade prevê um investimento superior a R$ 10 bilhões, quando a proposta acordada com o Proifes indica o investimento de R$ 4,2 bilhões até 2015.

Na quinta-feira (23), o Proifes criticou a contraproposta feita pelo Andes-SN para encerrar a greve dos docentes das universidades federais, afirmando que é pior porque não valoriza a titulação do profissional e pode prejudicar a progressão na carreira. Além disso, custará mais do que a proposta que já foi firmada com o governo e consta no projeto de LOA (Lei de Orçamento Anual), que será encaminhado ao Congresso Nacional. A contraproposta do Andes-SN já foi negada pelo governo, que reafirmou que as negociações estão encerradas.

Com Agência Brasil