Irã: Não-Alinhados é útil para solucionar a crise na Síria

O deputado iraniano Alaeddin Boroujerdi disse neste sábado que tem esperanças de que a presença da delegação síria no encontro do Movimento dos Países Não Alinhados, em Teerã, seja o "ponto de viragem" no sentido de resolver a atual crise que o país árabe atravessa.

Alaeddin Boroujerdi

A participação da Síria na cúpula do movimento, realizada na capital do Irã, indica que a estabilidade foi restaurada naquele país, disse no sábado o presidente do Comitê de Política Externa e Segurança Nacional do Majlis (parlamento iraniano).

Chefiando uma delegação iraniana de alto nível, Boroujerdi chegou no sábado a Damasco para discutir o estado atual da crise no país vizinho com diplomatas sírios.

Boroujerdi agregou que sua visita também terá na agenda reuniões com o presidente do país, Bashar al-Assad, com o ministro das Relações Exteriores Walid al-Muallem e o porta-voz do parlamento sírio, Mohammad Jihad al-Laham, em sua visita de dois dias.

Antes de viajar à Síria, Boroujerdi disse que os Estados Unidos fracassaram em sua tentativa de alterar a estrutura política da Síria, usando a capacidade estratégica da Europa e provocando certos países árabes à confrontação.

A Síria atravessa uma crise desde março de 2011, quando bandos de fora da lei, sabotadores e terroristas armados, como afirma Damasco, instalaram a insurgência e a violência armada, ao mesmo tempo que membros da oposição apoiada pelo imperialismo defendem que é o governo de Al-Assad que está por trás dos assassinatos de civis no país.

Na quinta-feira, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou que Teerão apresentará uma proposta racional e aceitavel para resolver a crise da Síria durante a cúpula dos Não Alinhados.

"Durante a cúpula dos Não Alinhados, a República Islâmica do Irã apresentará uma proposta sobre o problema na Sìria aos países participantes do encontro", afirmou Salehi.

A 16ª Cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados será realizada na capital iraniana a partir deste domingo (26) e será encerrada na sexta-feira (31).

Com informações da PressTV