Tesouro dos EUA impõe medidas para dificultar viagens a Cuba

O Departamento do Tesouro estadunidense impõe novas medidas que impedem a aplicação do programa Povo a Povo, estabelecido pelo governo de Barack Obama em 2011, para ampliar as possibilidades de viagens entre Estados Unidos e Cuba.

Novas disposições burocráticas complicam a renovação das licenças emitidas para os gestores de viagens no ano passado e os formulários de solicitação de uma autorização para realizar viagens para a ilha aumentaram de seis para centenas de páginas.

Segundo a nova regulação imposta pelo Departamento do Tesouro norte-americano, para solicitar a renovação das licenças é necessário documentar exaustivamente cada minuto das viagens realizadas no último ano, para demonstrar que não se realizaram atividades de turismo regular.

Um recente artigo publicado no jornal Detroit Free Press revelou que quase nenhuma das organizações com licença do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, sigla em inglês) para patrocinar viagens para Cuba receberam suas renovações.

O jornal acrescenta que muitas das viagens que se anunciam pelas diferentes entidades autorizadas estão retidos ou canceladas Jim Friedlander, presidente da Academia Arrangements Abroad em Nova Iorque, um provedor de serviços de viagens, comentou que “trabalhamos com, aproximadamente, 30 organizações diferentes sem fins lucrativos que possuem programas para Cuba nos próximos doze meses, e 100% deles não receberam a renovação das permissões”

Entre os grupos que não puderam renovar suas licenças de viagens para Cuba estão Havard Alumni, o Museu Metropolitano de Arte, Natianal Geografic, Cuba Insight e o National Trust for Historic Preservation. 

O jornal destaca que a página web da Universidade de Harvard, com uma viajem para Cuba Planejada para 27 de dezembro, anuncia que está “pendente a renovação da autorização”.

O Museu Metropolitano eliminou temporariamente o destino a Cuba de sua lista de viagens e a National Geographic, que realizou 29 visitas para a ilha com mais de 700 pessoas durante 2011, só tem listas de reservas sem depósito.

Insight Cuba suspendeu todas as viagens para a maior das Antilhas previstas nos últimos dois meses e estão suspensas, na espera de sua renovação, que expirou em junho. A National Trust tem organizadas quatro viagens para Cuba, mas adverte em seu site “espera a renovação de licença”.

Por sua parte, Jeff Brauger, diretor do programa para licenças de viagens a Cuba do Departamento do Tesouro, descartou as acusações e comentou que estão emitindo cerca de 140 licenças.

“Estamos fazendo nosso melhor esforço para processar a primeira solicitação e as renovações das licenças existentes, destacou Braunger.

Fonte: Prensa Latina