Exército sírio ataca terroristas nos arredores de Damasco

Forças do Exército Árabe Sírio atacaram nesta quinta-feira (30)terroristas e bandos armados na localidade de Zamalka, na província de Damasco, região onde vários civis foram degolados pelos terroristas.

Nos embates, as forças governamentais inflingiram aos terroristas, entre mortos e feridos, e apreenderam grandes quantidades de armas e armamentos, incluídas granadas de fabricação israelense.

O Exército enfrentou nesse povoado um grupo de mercenários perto da mesquita Al-Yamei al-Kabir, com várias perdas nas filas dos bandos armados.

Em Alepo, a 350 quilômetros ao norte da capital, foi dizimado um grupo nos arredores da mesquita Arrashid em Seif al-Dawla, enquanto foi destruído um reduto desses grupos de violência perto da mesquita Yamei Al-Eben em Kastak Harami, onde perderam a vida e resultaram feridos vários insurgentes.

Na província de Hama, as forças de ordem encontraram, em um esconderijo dos mercenários no povoado de Karkat, várias peças arqueológicas, que iam ser contrabandeadas para o exterior.

Segundo a agência árabe síria de notícias SANA, entre as peças arqueológicas confiscadas figurava um quadro de mosaico considerado como uma das mais raras obras de seu tipo no mundo e que tinha sido roubado do Museu de Apamea.

Nessa operação também foram confiscados modernos dispositivos de telecomunicações para enviar vídeos fabricados a canais no exterior, além de outros artefatos bélicos.

Na localidade de Ariha, em Idleb, 320 quilômetros ao noroeste de Damasco, foram eliminados seis terroristas durante a entrada do exército em um refúgio próximo à escola de Hanamo, e em outros operativos no bairro antigo dessa cidade foram apreendidos equipamentos de computação, seis veículos tipo picape, armas e artefatos explosivos.

Na cidade de Deraa, no bairro de Hetin, a 103 quilômetros de Damasco, foi desativado um artefato explosivo que pesava entre 30 e 40 quilogramas, colocado para ser detonado à distância.

Enquanto isso na capital do país, a situação se mantém estável há vários dias e se escutam com menor frequência os disparos de artilharia ou as explosões, que vem dos enfrentamentos contra grupos armados na periferia e em Damasco Campo.

E na oriental província de Deir Ezzor, as autoridades descobriram, cerca da escola Al-Orfi, uma sede para treinar indivíduos que quisessem se somar à violência armada, exterminando vários deles e deixando outros feridos.

As autoridades dessa região fronteiriça com o Iraque reportaram a explosão de quatro veículos na estrada de Hassakeh, quando um grupo terrorista os preparava como carros bomba. As explosões mataram numerosos terroristas, dentre eles o cabeça de um desses grupos.

Fonte: Prensa Latina