UNE apoia campanha Brasil com Chávez

Uma grande campanha nacional está mobilizando os brasileiros em apoio à reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez. A campanha “Brasil com Chávez” é apoiada por diversas entidades do movimento social, entre elas a União Nacional dos Estudates (UNE).

Outros movimentos de apoio são o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e as centrais sindicais Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

As eleições presidenciais da Venezuela estão marcadas para o dia 7 de outubro e, dentro de uma conjuntura de recentes golpes em países da América Latina como Honduras e Paraguai, além da tentativa de golpe no Equador, representam uma grande disputa continental de projetos de desenvolvimento. Dessa vez, as eleições serão disputadas por Hugo Chávez e Henrique Capriles, que no golpe contra o presidente, em 2002, tentou invadir a Embaixada de Cuba junto com um grupo.

A UNE defende um projeto de América latina integrada, democrática e justa, e acredita que Chávez desempenha papel fundamental nesse sentido.

“Chávez inaugurou o processo de eleições de governo progressistas na América Latina e com ele o projeto de integração do continente, fundamental para um desenvolvimento mais justo e solidário, ganhou força. A continuidade do governo Chávez representa a continuidade desse ciclo de integração latino-americana”, explicou Mateus Fiorentini, diretor de relações internacionais da UNE.

Debate

Na terça-feira (28), representantes da UNE e mais 36 movimentos sociais participaram de um encontro promovido pelo Instituto Lula para debater os desafios e perspectivas da integração latino-americana.

Durante a reunião, que consistiu em uma grande roda de conversas sobre a importância da conexão entre os países latino-americanos, a campanha #brasilcomchavez foi amplamente discutida.

Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o encontro marcou um laço muito forte entre as entidades do movimento social brasileiro. ‘’Conseguimos refletir a visão cada vez mais clara da necessidade da integração da América Latina, não só das economias, mas dos povos, das instituições, das diferentes culturas e de todo conhecimento produzido’’, defendeu.
Participe do ato político-cultural dia 5 de setembro

Como parte da campanha, na quarta-feira (5) haverá em São Paulo um grande ato político-cultural em solidariedade ao povo venezuelano e apoio a Chávez. O ato reunirá representantes dos movimentos que apoiam a campanha e apresentações culturais de samba, viola e um grupo venezuelano.

Serviço:
Ato da camapanha #brasilcomchavez
Data: 5 de setembro
Local e horário:  Casa de Portugal (Avenida Liberdade, 602, centro de São Paulo – próximo à Estação Liberdade do Metrô), às 19h

Fonte: Site da UNE