Judeu e refugiado de guerra deu origem aos Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos que se encerram neste domingo (9) em Londres, reuniram 4.200 atletas de 166 países — um recorde absoluto na história da competição, que teve início em 1948 a partir da ideia do médico, judeu refugiado de guerra na Inglaterra, Ludwig Guttmann.

Antes da Guerra não havia registros de grandes esforços para reabilitar deficientes físicos, cuja vida era considerada de curta duração e de má qualidade. Guttmann desenvolveu uma nova filosofia de tratamento para os seus pacientes que unia trabalho e esporte. Entre as modalidades usadas no tratamento estavam basquetebol, tiro com arco, dardos e bilhar.

Com o sucesso do novo sistema, Guttmann promoveu, em 28 de julho de 1948, o primeiro evento esportivo exclusivo para portadores de deficiência. A data não foi escolhida por acaso, uma vez que no mesmo dia tinham início os Jogos Olímpicos de Londres, a apenas 56 km de Stoke Mandeville. Dois grupos de arqueiros paraplégicos participaram da competição.

O evento continuou a ocorrer todos os anos, tornando-se internacional em 1952, quando quatro atletas dos Países Baixos competiram. O crescimento continuou de maneira acelerada até que, em 1960, a competição ocorreu pela primeira vez fora do Reino Unido. A partir daí a competíção se consolidou e vem crescendo mais a cada nova edição.

Da redação, com agências