Venezuela reafirma respaldo a processo de paz na Colômbia

O governo venezuelano ratificou sua plena e total disposição para contribuir "na medida em que o povo da Colômbia e seu governo considerarem necessário" para o processo de paz no país.

Em um comunicado da chancelaria, o presidente Hugo Chávez expressou a satisfação de seu país, após o início das negociações de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O presidente elogiou a maturidade e responsabilidade dos atores políticos que hoje iniciam esse processo e felicitou os governos de Cuba e Noruega "por suas exitosas gestões de facilitação".

Além disso, formulou seus melhores votos para que a etapa que se iniciará nas próximas semanas, e que o governo da "Venezuela terá a honra de acompanhar ao lado da irmã República do Chile", alcance um acordo definitivo de paz.

O texto cita o herói da independência Simon Bolívar, que expressou em uma carta de 1820: "A paz vai ser meu porto, minha glória, minha recompensa, a minha esperança, a minha felicidade e tudo quanto é mais precioso no mundo"

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ofereceu esta terça os datalhes sobre as negociações realizadas em Havana, Cuba, com representantes das Farc, com vistas a iniciar um diálogo em busca da paz no país sul-americano.

De acordo com o cronograma de conversações, o início do processo começará em Oslo em outubro e prosseguirá em Havana.

Fonte: Prensa Latina