Cineclube Avenida exibe "Os Inconfidentes"

A Mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade – 80 Anos, promovida pelo Cineclube Avenida, continua nesta terça-feira, 11/9, com a exibição de "Os Inconfidentes" (1972). A sessão tem entrada franca e começa às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate.

Depois de exibir "Garrincha, Alegria do Povo", o Cineclube Avenida dá prosseguimento à Mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade, dedicada à obra de um dos maiores nomes do cinema brasileiro, nos 80 anos desde o nascimento do diretor. Nesta terça-feira, 11/9, o público assistirá a "Os Inconfidentes", filme originalmente lançado em 1972, mas de divulgação dificultada pelo regime militar.

"O filme passou pela censura prévia, mas sofreu censura de exibição", destaca o cineasta cearense Francis Vale, coordenador do Cineclube Avenida. "A ditadura optou por não cortar cenas do filme, porque o roteiro se baseia nos Autos da Devassa, os processos em que os inconfidentes foram condenados, e em poemas da escritora mineira Cecília Meireles. Mas, em vez disso, o regime sabotou a distribuição e a exibição do filme, que permanece conhecido por poucos, mesmo tantos anos depois de seu lançamento", detalha Francis, ressaltando a oportunidade de o público cearense assistir à obra, dentro da Mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade – 80 Anos.

"Dar ao público acesso a produções como essa é mais um dos objetivos do Cineclube, além de divulgar a produção audiovisual cearense. Todos estão convidados para conferir o segundo filme da Mostra Especial dedicada à obra do grande Joaquim Pedro", acrescenta Francis Vale, apontando que "Macunaíma" será a próxima produção em destaque. E frisando que, como é de praxe no Cineclube Avenida, a exibição de "Os Inconfidentes", nesta terça-feira, 11/9, será seguida de debate sobre o filme.

"Os Inconfidentes"

Drama histórico coproduzido por brasileiros e italianos, "Os Inconfidentes" se tornou um contraponto a outro filme lançado em 1972 – "Independência ou morte", que destacava com abordagem ufanista os 150 de independência do Brasil. Já "Os Inconfidentes" retratava o autoritarismo da Coroa Portuguesa, em uma metáfora do regime militar. O filme conta com atores como José Wilker (no papel de Tiradentes), Paulo César Pereio (Alvarenga Peixoto) e Susana Gonçalves (rainha de Portugal) e recebeu o troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Também foi premiado no Festival de Veneza.

O espaço

O Cineclube Avenida conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Fonte: Assessoria do Cineclube Avenida