Proposta da Rússia é sinal de falência do dólar

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs neste sábado (8) a criação de vários centros mundiais de reservas de divisa, ao intervir na mesa redonda sobre finanças do Conselho Empresarial Consultivo (CEC), na cúpula do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Além de ter feito o discurso de abertura do evento, Putin visitou cinco sessões do CEC na cidade russa de Vladivostok, inclusive a de Finanças, na qual participaram delegações do México, Papua-Nueva Guiné, Malásia e China.

O mandatário russo considerou que com o referido propósito pode-se empregar o potencial das economias da região Ásia-Pacífico e elevar a disciplina e estabilidade das finanças no mundo.

Para Putin, o sistema financeiro internacional deve contar com vários pontos de apoio, pois se só existe uma divisa mundial de reserva, o emissor dessa moeda sempre estará tentado a emprega-la de acordo com seus interesses e isso finalmente prejudica o próprio emissor.

Com isso se violam os princípios básicos do funcionamento do sistema financeiro mundial, enfatizou.

Será difícil a criação de vários centros de divisa no mundo, sobretudo na Apec, mas atuar dessa forma estaríamos na direção correta, considerou o chefe de Estado russo.

Putin declarou na sexta-feira que o rublo poderia aspirar a ter a função de reserva de divisa. O rublo é cada vez mais empregado como forma de pagamento dentro do espaço da Comunidade de Estados Independentes, argumentou.

Para o presidente russo, é preciso ampliar as possibilidades de utilização das divisas regionais.

Participam da cúpula da Apec os dirigentes das 21 economias do bloco e representantes de 750 importantes empresas da área.

Prensa Latina