Ministro prepara cavalgada que vai refazer fuga dos quilombolas

Após participar na última sexta-feira (7) da Cavalgada da Independência, que refez o trajeto de Dom Pedro I entre a baixada santista e as margens do Rio Ipiranga, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, já se prepara para a 1ª Cavalgada da Liberdade, que será realizada no dia 18 de novembro, entre os municípios de União dos Palmares e Viçosa, em Alagoas, refazendo o caminho da fuga dos quilombolas. 

A iniciativa da cavalgada partiu do próprio ministro Aldo Rebelo, alagoano de Viçosa, para marcar em nível nacional as comemorações do Dia da Consciência Negra, em novembro. O evento será realizado em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Esporte.

“A intenção do ministro é transformar essa cavalgada num grande momento que desperte na população a conscientização sobre esse acontecimento histórico da luta pela liberdade dos Quilombos dos Palmares”, informou Vânia Quintela, secretária do Esporte de Alagoas.

A cavalgada acontecerá no dia 18 de novembro, saindo às 5 horas de União dos Palmares, passando pelos municípios de Cajueiro, Capela e Viçosa, percorrendo o mesmo caminho da fuga dos quilombolas. Durante o percurso, os primeiros cavaleiros passarão pela cachoeira na Serra Dois Irmãos e no Sítio Santa Efigênia, onde se juntarão a outra maior parte de cavaleiros e prosseguirão passando por vários povoados e comunidades para descanso.

Durante as paradas, serão realizadas com os moradores dessas comunidades várias atividades recreativas de esporte e lazer, além da distribuição de cestas básicas arrecadadas como inscrição para participação no evento. “Acreditamos que essa cavalgada vai se transformar numa grande festa para todas essas comunidades. Além da presença do ministro, vários outras personalidades negras do esporte nacional serão convidadas para promover ainda mais a cavalgada”, disse Vânia.

A secretária ressaltou que o evento também servirá para fomentar o esporte e conscientização sobre a história dos Quilombos.

Fonte: Agência Alagoas