1ª Cavalgada da Liberdade refaz rota para Quilombo dos Palmares

Há mais de 400 anos, africanos escravizados e seus descendentes, cansados dos maus tratos e das condições desumanas que lhes eram impostas, fugiam dos engenhos de cana de açúcar em Pernambuco e percorriam um caminho cujo destino prometia a liberdade: o Quilombo dos Palmares. Para relembrar esses momentos e refazer a rota, será realizada em 18 de novembro, entre os municípios de União dos Palmares e Viçosa (AL), a 1ª Cavalgada da Liberdade.

1ª Cavalgada da Liberdade refaz rota para Quilombo dos Palmares

O evento, que pretende marcar nacionalmente as comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), será realizado pelo Governo de Alagoas em parceria com os ministérios da Defesa e do Esporte, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e Fundação Cultural Palmares.

A Cavalgada da Liberdade terá presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Para ele, "o território que compreende as bacias dos rios Mundaú (Serra da Barriga) e Paraíba (Serra Dois Irmãos) foi ocupado por quase 100 anos pelos rebeldes dos Palmares. A Cavalgada é a revisitação desse território, a homenagem, a gratidão e o reconhecimento aos que lutaram pela liberdade e ajudaram a construir o Brasil”, diz.

A cavalgada sairá às cinco horas da manhã de União dos Palmares, passando pelos municípios de Cajueiro, Capela e Viçosa, percorrendo o mesmo caminho da fuga dos quilombolas. Durante as paradas, a Secretaria do Esporte de Alagoas realizará com os moradores dessas comunidades várias atividades recreativas de esporte e lazer, além da distribuição de cestas básicas arrecadadas como inscrição para participação no evento.

História do Quilombo

Foi para as matas fechadas de Serra da Barriga, que alcança até 500 metros de altitude, que milhares de escravos negros rebelados fugiram durante o período de dominação holandesa, lá fundando a República Livre de Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas, onde viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695.

Tendo sobrevivido por quase um século, o Quilombo dos Palmares foi dizimado, e seu maior líder, Zumbi, assassinado, em 20 de novembro de 1695. Neste cenário original da luta, em 2007, foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, instalada em um platô, no alto da Serra, para onde milhares de pessoas acorrem, principalmente, em 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Serviço:
As inscrições para a 1ª Cavalgada da Liberdade podem ser feitas no site