Nicarágua: “Não precisamos de tropas estadunidenses”, diz Ortega

Durante a celebração do 33º aniversário da Polícia Nacional da Nicarágua, o presidente Daniel Ortega recordou que a polícia nicaraguense é a mais jovem da região latino-americana e caribenha, tem uma fortaleza, uma dignidade, além de uma “capacidade de manter estreitos vínculos com o povo”.

Daniel Ortega - G. Trucchi/LINyM

O presidente discorreu a respeito do narcotráfico na região e assinalou que as causas estão diretamente vinculadas à expansão do modelo capitalista-consumista próprio das sociedades do Norte.

“Se há produção no Sul é porque há consumo no Norte. Ao invés de os Estados Unidos estarem gastando bilhões de dólares em armamentos e guerras, deveria investi-los na sociedade norte-americana para reduzir o consumo e na região centro-americana para fortalecer nossas instituições”, afirmou o mandatário.

Ortega também rechaçou a presença militar estadunidense na região: “não queremos tropas norte-americanas substituindo as forças da Polícia na luta contra o narcotráfico. Cooperação e coordenação sim, mas essa luta a travamos aqui com nossas instituições coordenadas. O que queremos os centro-americanos é que os Estados Unidos invistam mais em nossa região, e em seu próprio país para reduzir o narcotráfico”, assegurou.

Da Redação, com Rebelión