China volta a protestar contra Japão em relação às ilhas Diaoyu

O porta-voz do gabinete de imprensa do Conselho de Estado da China, Fan Liqing, afirmou nesta quarta-feira (12) que as Ilhas Diayu faz parte do território chinês desde a antiguidade e que os compatriotas dos dois lados do Estreito de Taiwan possuem um conhecimento e consenso comum sobre este fato.

Segundo Fan, os compatriotas dos dois lados sentem-se indignados com o episódio da compra das Ilhas Diaoyu pelo Japão e expressam ambos oposição.

Para o porta-voz chinês, os compatriotas dos dois lados do Estreito de Taiwan são uma só família, e salvaguardar a soberania da Ilha Diaoyu, e ilhas próximas, é responsabilidade comum de todos os chineses.

Manifestação em Pequim

Centenas de pessoas se reuniram hoje em frente à embaixada japonesa em Pequim para protestar contra a chamada "compra" e "nacionalização" das Ilhas Diaoyu por parte do governo japonês.

Os manifestantes começaram a se reunir em frente à embaixada japonesa às 9h30. Alguns portavam faixas com lemas como "As Ilhas Diaoyu pertencem à China", "A soberania territorial da China não pode ser violada" e "Salvaguardem as Ilhas Diaoyu".

Fonte: Rádio Internacional da China