Colômbia: Santos determina prazo para acordo de paz

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, fixou prazo entre abril e junho de 2013 para que os diálogos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) avancem pelo menos um dos cinco pontos apresentados.Manifestou que se o grupo insurgente tem a vontade similar do Governo, as negociações de paz podem avançar mais rápido, “inclusive do que a gente espera”.

O correspondente da TeleSur na Colômbia, Milton Henao, reportou que o mandatário fez o anúncio durante a posse do novo ministro conselho para o diálogo social e a mobilização cidadã, Luis Eduardo Garzón.

Durante o ato de juramentação, que ocorreu na Casa de Nariño (sede da Presidência), Santos indicou que se no tempo estimado não se produzissem avanços concretos, seu Governo abandonaria as conversas, em cumprimento com o anunciado previamente de que os resultados se mediriam em meses e não em anos.

Agregou que “quando existe vontade, vontade verdadeira, para encontrar um caminho comum, o processo se facilita enormemente (…) O conflito que nos atingue durante quase meio século é um conflito que está destinado a desaparecer”

O mandatário manifestou que espera que a chegada de Garzón possa ajudar para avançar no caminho para a paz e destacou que o ele terá um trabalho fundamental no diálogo com os diferentes setores da sociedade.

O jornalista acrescentou que o Exército de Liberação Nacional (ELN) também se pronunciou através de um dos seus membros, que expressou a vontade da organização de realizar um processo de paz com o Governo colombiano.

Fonte: TeleSur