Dia de Iemanjá pode figurar no Calendário Oficial de São Paulo
Foi aprovado nesta quarta-feira (12/09), o Projeto de Lei 1154/2011, da deputada estadual Leci Brandão, que institui o “Dia de Iemanjá”, a ser comemorado, anualmente, em 02 de fevereiro. A data poderá integrar o Calendário Oficial do Estado em caso de sanção do governador.
Publicado 13/09/2012 17:09 | Editado 04/03/2020 17:17

De autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), o projeto prevê que a data seja comemorada com um calendário de eventos programados e realizados pela Secretaria de Turismo e pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena e pelo Conselho Estadual de Participação e do Desenvolvimento da Comunidade Negra.
O reconhecimento oficial desta data amplia a presença das religiões de matrizes africanas nos espaços institucionais, o que, segundo a deputada, é fundamental para garantir a liberdade de crença religiosa e o respeito a essas religiões e aos seus adeptos.
Na justificativa do projeto, a deputada considerou que as religiões afrobrasileiras são expressões das crenças e da cultura de uma grande parte da população brasileira e da população paulista, mas têm sido historicamente desrespeitadas estigmatizadas.
“Instituir oficialmente o Dia de Iemanjá poderá contribuir para que haja mais respeito a essas religiões. É uma conquista e também a garantia de que o Estado continue sendo laico, na medida em que reconhece que deve respeitar e garantir o mesmo tratamento a todas as manifestações religiosas.”, avalia Leci.
Da Assessoria de Imprensa da deputada Leci Brandão