Estados preparam Conferência de Desenvolvimento Regional  

Representantes do poder público e da sociedade civil dos estados do Acre, Amazonas, Paraíba, Rio de Janeiro e Rondônia discutirão, a partir desta segunda-feira (17), ideias e diretrizes para reduzir as desigualdades regionais, durante as conferências estaduais de desenvolvimento regional. A ação, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, conta com a parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Além de promover o debate acerca das dificuldades enfrentadas pela população em todo o território nacional, o evento também tem o objetivo de unir ideias que servirão de base para formular a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Esta é a principal atividade a ser desenvolvida, em Brasília, durante a realização da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), entre os dias 12 e 14 de dezembro.

"Os participantes das conferências nestas cinco cidades, e nas demais capitais que sediarão os encontros, vão discutir as disparidades regionais do Brasil com base em quatro temas centrais – Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; e Vetores de desenvolvimento regional sustentável", explicou o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro.

As edições das conferências estaduais de desenvolvimento regional acontecem em Manaus e no Rio de Janeiro de 17 a 19 de setembro. Rio Branco, João Pessoa e Porto Velho realizam as atividades nos dias 18 e 19.

Os encontros já ocorrem desde julho, tendo sido iniciados por Minas Gerais e Espírito Santo. Em seguida foram realizadas conferências no Mato Grosso do Sul, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

Da Redação em Brasília