Milhares protestam na China contra ocupação japonesa de Diaoyu

Milhares de populares chineses saíram às ruas neste sábado (15), em várias cidades em protestos contra a ocupação japonesa de ilhas de Diaoyu, disputadas no Mar do Sul da China, numa ação que em Pequim se tornou violenta.


Manifestantes marcham em direção à embaixada japonesa em Pequim (China), neste sábado (15). Centenas de pessoas realizaram um protesto em frente ao edifício, motivado pela disputa territorial entre os dois países pelo controle das ilhas Senkaku. Esta semana, o Japão anunciou a compra do território das mãos de um proprietário privado, acirrando e aumentando a tensão da relação com os chineses. Segundo a agência Efe, cerca de 40 mil saíram às ruas hoje com palavras de ordem contra o Japão em 20 cidades. Foto: David Gray/Reuters

Na capital, milhares de manifestantes atiraram pedras contra a embaixada e queimaram bandeiras japonesas enquanto algumas pessoas tentavam romper o cordão policial para invadir a missão antes de serem travados pela polícia de choque.

Noutras cidades chinesas tiveram lugar alguns pequenos confrontos, mas sem grande dimensão, indica a agência Associated Press.

O sentimento anti-japonês acontece depois do Japão ter anunciado a compra de parte das ilhas Diaoyu a um particular e assumido uma posição de força no controle do arquipélago que domina há várias décadas, mas que é também reclamado por Pequim e por Taipé como parte do seu território.

A compra das ilhas é vista na China como uma recusa do Japão em negociar o domínio do arquipélago, disputado pela sua riqueza em petróleo e gás natural, recursos energéticos que ambos os países querem explorar.

Fonte: RTP Notícias