Frota Naval dos EUA no Golfo Pérsico inicia exercícios militares

A Quinta Frota Naval estadunidense começou o primeiro e mais extenso exercício militar em águas do Golfo Pérsico com a participação de fuzileiros navais de 30 países, que têm o objetivo de aperfeiçoar suas capacidades no manejo de minas marítimas.

O tenente Greg Raelson, em nome da frota estacionada na ilha de Bahrein, na região norte do Golfo Pérsico, disse que as manobras são oficialmente denominadas International Mine Countermeasures Exercise e se realizarão até o dia 27 de setiembre. O militar não informou os nomes dos países envolvidos.

Durante as ações, os barcos responderão a ataques simulados com minas em águas internacionais e limparão as rotas marítimas para restaurar a liberdade de navegação.

O exercício se iniciou no mesmo dia em que o líder da Garda Revolucionária do Irã disse que Teerã fará represálias contra Israel e as bases estadunidenses próximas caso seu país sofra alguma agressão.

Enquanto isso, um comandante das forças aéreas líbias, que pediu par amanter sigilo sobre seu nome, assegurou que 20 aviões não tripulados estadunidenses voam sobre o território do país africano, principalmente na região de Bengasi. Acrescentou que Washington tem informantes na Líbia, o que é contrário à soberania nacional.

La Jornada