ANPG representa Brasil em encontro de jovens na China

Luana Bonone, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), representa o Brasil na edição 2012 da Universidade Internacional de Verão, atividade promovida pela Associação Internacional de Conselhos e Instituições (AICESIS) e pelo Conselho Econômico e Social da China. O evento acontece até a sexta-feira (21), em Xangai, na China, e tem como tema “Conselhos Econômicos e Sociais e o Desenvolvimento Sustentável”.


Luana Bonone, presidenta da ANPG, com representantes de diversos países / divulgação

A participação do Brasil se deu através do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), popularmente conhecido como “conselhão”. Formado por lideranças representativas de diferentes segmentos da sociedade civil e governo, a rede de conselhos enviará Luana Bonone, como sua representante.

A escolha do nome foi feita através de uma comissão conjunta que analisou as candidaturas e selecionou os representantes de cada país. O perfil do candidato exigido pelo AICESIS contempla, prioritariamente, jovem com até 35 anos de idade, que sejam líderes no seu espaço de atuação e que dominem a língua inglesa. Fez parte da comissão julgadora o Conselho Econômico e Social da China (CESC), o Conselho Econômico e Social holandês (SER) e o AICESIS.

Entre os temas que constam na programação da atividade, destacam-se a situação econômica e a crise financeira mundial; a questão das grandes, pequenas e médias cidades; as organizações não-governamentais e o desenvolvimento sustentável; papel da mídia; entre outros. Além dos temas gerais, serão apresentados os funcionamentos do Conselho Econômico e Social da China e da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e as experiências dos conselhos dos países representados.

Foto oficial de todos os participantes do Universidade Internacional de Verão 2012/divulgação

Cerca de 50 jovens de diferentes países participam de debates e apresentações da Universidade de Verão. Para a representante brasileira, compreender a atuação dos jovens internacionalmente, perante os temas debatidos, será uma valiosa oportunidade de formação.

Luana também integra o Conjuve, conselho com ampla representação da sociedade civil que tem entre suas atribuições o objetivo de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas e promover o intercâmbio entre organizações nacionais e internacionais.Abertura.

Fonte: ANPG