Diante das ameaças, Irã mostra suas cartas

A Marinha iraniana mostrou nesta terça-feira (19) um novo submarino super-pesado e um destróier no porto de Bandar Abbas, localizado ao sul do país persa.

O submarino super pesado 'Tareq 901' e o destróier 'Sahand' foram lançados com êxito, em conformidade com as ordens dadas pelo líder supremo da Revolução Islâmica do Irã, o aiatolá Seyed Ali Khamenei.

Anteriormente, o comandante da Força Naval do Exército da República Islâmica do Irã, almirante Habibola Sayari, tinha assegurado que todo o processo de revisão e reparação tinha sido realizado por especialistas iranianos.

De acordo com o almirante Sayari, o país de origem, a Rússia, se recusou a entregar os planos das partes que compõem o submarino e insistiu em reparar o submarino em suas próprias bases. No entanto, a Marinha iraniana desenvolveu os planos de novo e adquiriu grande experiência na revisão do submarino.

Nos últimos anos, o Irã tem feito grandes conquistas no setor da defesa e conseguiu ser autossuficiente na produção de equipamentos militares e sistemas de defesa.

O Irã tem afirmado em várias ocasiões que seu poderio militar não representa uma ameaça para outros países, em especial os países vizinhos, insistindo que a sua doutrina de defesa é baseada na dissuasão.

Desde fevereiro de 2011, a Marinha da República Islâmica do Irã tem aumentado a sua presença naval em águas internacionais, através da implantação de navios no Oceano Índico e envio de dois navios ao Canal de Suez para o Mar Mediterrâneo.

Fonte: CubaDebate