PCdoB visita embaixada e presta solidariedade ao Irã

Em visita à embaixada do Irã em Brasília, Ricardo "Alemão" Abreu, secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, reuniu-se como o embaixador do país persa, para prestar solidariedade ao povo iraniano, que se vê sob a ameaça de um ataque por parte do imperialismo.

Acompanhado por Ana Maria Prestes, da Comissão de Relações Internacionais do Partido, Alemão abordou dois pontos em sua visita ao embaixador Mohammad Ali Ghanezadeh.

O primeiro assunto abordado foi político. Falou-se sobre a situação internacional atual e o papel do Irã na luta anti-imperialista. O PCdoB mostrou solidariedade com o povo iraniano, que "luta para manter a soberania e a independência", além de lutar contra "as ameaças de ataque por parte dos Estados Unidos e de Israel", por conta de seu programa de energia nuclear.

"O PCdoB concorda com o direito do povo iraniano de desenvolver e utilizar a energia nuclear de forma pacífica", afirmou ao Vermelho o secretário de Relações Internacionais.

"Colocamo-nos contra a agressão que o país pode sofrer e nos solidarizamos com o direito iraniano de poder desenvolver a energia nuclear", afirmou.

O segundo ponto abordado durante a reunião foi como fazer para incrementar as atuais relações entre Irã e Brasil. "Conversamos sobre como ampliar as relações culturais, comerciais e econômicas, inclusive para evitar o bloqueio ao qual o Irã foi submetido por potências estrangeiras", afirmou Alemão.

O Irã tem sido vítima nos últimos anos de bloqueio econômico e de ameaças de intervenção militar por parte de potências ocidentais e de Israel, que utilizam o programa de energia nuclear do país como pretexto para pressionar e submeter o país persa.

De São Paulo,
Humberto Alencar