Líder nas pesquisas, candidato comunista é atacado em Barra Mansa

O candidato comunista à Prefeitura de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, Jonas Marins, que lidera a corrida eleitoral na cidade, apresentou, no dia 13 de setembro, uma denúncia na delegacia da Polícia Federal, em Volta Redonda, para apuração de crimes eleitorais contra a sua candidatura.

Jonas Marins - Assessoria Jonas 65

Acompanhado do consultor jurídico do PCdoB, Ronaldo de Freitas Ramos, e de presidentes dos partidos que compõem a coligação, Jonas explicou, durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (18), que a denúncia, registrada sob o número 08070.004194/2012-42, contém vários materiais falsos e pejorativos que vêm sendo distribuídos pelas ruas da cidade e postados em redes sociais na internet.

“Desde o início da minha candidatura, faço uma campanha propositiva e respeitosa e assim vou permanecer até o fim das eleições. Ando nas ruas quase todos os dias, ouvindo a população e apresentando minhas propostas. Avalio que esses materiais distribuídos nas ruas e divulgados nas redes sociais mostram o desespero de outros candidatos” que, segundo ele, querem prejudicar sua imagem: “mas eles não vão conseguir”, assegurou Jonas Marins.

Segundo o consultor jurídico Ronaldo de Freitas Ramos, a denúncia na Polícia Federal foi acatada pela delegada Carla de Melo Dolinski, que produziu um relatório entregue nesta terça-feira (18) ao Ministério Público Eleitoral. De acordo com ele, o auto de apreensão de exemplares do Jornal Aqui, ocorrido no domingo (16), foi apensado junto à denúncia de crime eleitoral. “A partir da entrega do relatório da delegada, o Ministério Público Eleitoral tem três dias para se pronunciar sobre o caso”, explicou o advogado.

Além da denúncia na Polícia Federal, o PCdoB solicitou à Justiça Eleitoral direito de resposta no Jornal Aqui, e também no programa eleitoral na televisão do candidato Zé Renato (PMDB). “Estou muito tranquilo quanto às denúncias, pois tenho a consciência limpa de que meu mandato frente à Asbam foi correto”, afirmou Jonas.

“Não vou baixar o tom da campanha”, afirmou. “Vou continuar gastando energia e sola de sapato nas caminhadas, pedindo à população uma chance para fazer Barra Mansa feliz”, finalizou o candidato.

A denúncia

O Jornal Aqui publicou, nesta semana, uma denúncia na manchete do jornal afirmando que “Escândalo da Asbam e parceria com a Igreja Universal podem abalar a campanha de Jonas Marins (PCdoB)”.

De acordo com o jornal, o candidato teria se apropriado de valores (o texto não diz quanto) descontados mensalmente dos seus associados, “para pagamento de prêmio de seguro de vida”. A advogada da entidade, no entanto, negou as acusações e afirmou ao jornal que “as denúncias não vão atingir a candidatura de Jonas”.

Liderança

De acordo com o levantamento realizado pela agência MIND Pesquisas, Jonas Marins está consolidado na liderança da corrida à Prefeitura, com 23 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o atual prefeito e candidato à reeleição, Zé Renato (PMDB). Jonas tem 43,3% das intenções de voto, enquanto Zé Renato soma 20,3%, seguido pela petista Inês Pandeló 17,3%.

Da Redação do Vermelho