México: Zapatistas denunciam ataques contra bases de apoio
Integrantes do Movimento Zapatista estão se articulando para realizar uma jornada nacional e internacional. Na próxima sexta-feira (21), às 16h, uma reunião na Unidade Operária e Socialista (UníoS) vai lançar as bases para a organização do evento. Além deste, também vão realizar outros eventos para divulgar seus ideais e denunciar ataques a bases zapatistas.
Publicado 20/09/2012 18:26
Pretendem realizar campanhas de difusão da Jornada em escolas, centros de trabalho, colônias, povoados, bairros e onde mais seja possível. Na ocasião vão se utilizar de materiais como declarações das Juntas de Bom Governo (JBG) e informar sobre as agressões às Bases de Apoio Zapatistas (BAZ) e sobre os projetos desenvolvidos nestas bases para mostrar quais são seus objetivos e por qual causa lutam. Também pretendem divulgar a Jornada por meio de cartas, declarações em meios comerciais e alternativos, cartazes e divulgação na internet.
Para respaldar a iniciativa vão buscar conseguir pronunciamos de organizações sociais, políticas, sindicais, de bairros, entre outras, contra as agressões aos membros das Bases de Apoio Zapatistas e também depoimentos solidários ao projeto de autonomia zapatista.
Outra atividade que está sendo planejada é um dia de ação contra as agressões às BAZ. Será um dia de atividades culturais, coleta de alimentos básicos e de dinheiro, panfletagem e divulgação do projeto de autonomia dos zapatistas. O dia de ação está sendo planejado para o próximo dia 30. Com o mesmo objetivo também pretendem realizar um ato central na explanada do Palácio das Belas Artes.
Na agenda dos zapatistas também está prevista a realização do ‘2º Encontro por nossos presos e presas’, que acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro.
Fonte: Adital