Ban Ki-moon recebe presidente do Irã e dos Não AIinhados

O secretário- geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou neste domingo (23) o papel do Movimento dos Países Não Alinhados no tratamento dos problemas internacionais.

Nesse sentido, manifestou sua esperança em que sob a presidência do Irã, esse grupo de países continue a exercer seu ativo papel no desenvolvimento dos assuntos mundiais.

O titular da ONU recebeu neste domingo o chefe de Estado iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que se encontra em Nova York para os debates do início do novo período de sessões da Assembleia Geral.

Durante a entrevista, o máximo responsável do organismo mundial sublinhou as graves implicações do agravamento da situação na Síria e seu impacto humanitário, segundo um comunicado oficial distribuído aos meios de comunicação.

Igualmente, pediu ao Irã para adotar as medidas necessárias a aumentar a confiança internacional com respeito à "a natureza exclusivamente pacífica de seu programa nuclear".

Ao mesmo tempo, e sem identificar países, Ban Ki-moon chamou a atenção para as perigosas consequências da retórica incendiária e ameaças lançadas por países no Oriente Médio.

O presidente do Irã e dos Não Alinhados falará na próxima quarta-feira no plenário da Assembleia Geral da ONU.

No final do mês passado, o secretário-geral da ONU participou na 16ª reunião de cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados realizada em Teerã.

Prensa Latina