PSUV: Vitória de Chávez com grande margem é garantia da paz

Uma vitória com mais de 60% dos votos é, para o dirigente nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e ministro das Relações Exteriores da República Bolivariana, Nicolás Maduro, a grande garantia da paz: "Ir votar em massa, dar um gigantesco triunfo ao presidente Chávez em 7 de outubro é a grande vacina contra a violência, é uma mensagem clara contra os conspiradores".

No programa de televisão “José Vicente Hoje”, o chanceler venezuelano denunciou que existem setores da ultradireita que sequestraram a direção política da oposição e chutaram como quiseram os dirigentes nacionais, regionais, e as bases dos partidos.

"É um núcleo muito prepotente, cheio de pretensões de poder, que tem o apoio dos setores econômicos da burguesia venezuelana e setores internacionais."

O dirigente destacou que contra qualquer intento de desestabilização existe o plano de defesa da Constituição Nacional e dos resultados das próximas eleições presidenciais a partir de todas as instituições, além do que o povo está preparado para que prevaleça a verdade.

Maduro assinalou que na Venezuela há garantias para fazer política. Neste sentido, advertiu que a Constituição e a lei têm elementos para fazer com que aqueles que tentem incendiar o país paguem muito caro por isto.

O dirigente do PSUV assegurou ainda que todos os elementos indicam que em 7 de outubro o presidente Chávez vai ganhar e o resultado será bem recebido por todos os cidadãos. Com base neste cenário, espera que surjam na oposição vozes "de gente sensata para conversar e conviver em paz".

As Missões são do povo, não da oligarquia

Milhares de integrantes dos programas das missões sociais do governo Chávez se reuniram na Praça Venezuela e fizeram uma marcha até o centro de Caracas. A palavra de ordem dos missionários se repetia em centenas de cartazes levantados com alegria: "As missões são do povo, não da oligarquia".

A ativista social Clara Torres, da região de Guárico, diz com a simplicidade do povo: "A missão das missões é vencer em 7 de outubro".

Euclides Rangel vem do estado de Lara e é integrante del Movimento Socialista Agrário Sem Terras da Venezuela. Trabalha 370 hectares junto com outras 62 pessoas. As terras foram recuperadas há quatro anos das mãos de um latifundiário.

Dezenas de operários que participam da marcha exaltam os projetos da Grande Missão Habitacional da Venezuela. "Estamos fazendo uma revolução" diz um deles, um idoso e fervoroso militante da Revolução Bolivariana.

Já Ever Martínez, de 26 anos, operário da equipe de construção de um complexo habitacional em La Guaira, diz: "Em vista de que a revolução e o governo necessitam de ajuda para entregar as casas, estamos dando toda a colaboração possível", afirma com um gesto franco e agrega: "se me dão outra oportunidade, logo que terminemos estas casitas, começo a construir outras".

Malabaristas e tambores acompanham a mobilização da “Missão Milagre”. As camisas brancas avançam em ritmo compassado. Sua grande faixa diz: "Ver para crer / ver para crescer / Ver para vencer". Trata-se de uma missão de saúde para a cura da catarata.

Também desfilam as equipes da Missão Sucre (educacional) e outras de impacto social.

Os jovens, entre estes os grafiteiros, participam da marcha e acusam a oposição de direita da Mesa de Unidade Democrática (MUD) e seu candidato, Henrique Capriles, de planificar a imposição de pacotes que o Fundo Monetário Internacional (FMI) semeou na América Latina nos finais do anos 1980 e, no caso da Venezuela, durante o governo de Carlos Andrés Pérez.

Jesús Leonardo Vargas tem 58 anos. Este ano começa a estudar Comunicação Social na Missão Sucre. Ele se formou na Missão Ribas e há oito anos faz parte da equipe de uma TV comunitária no municipio de Ribas no estado Guárico.

Ele se declara comunicador popular e se orgulha de fazer parte da elaboração dos planos de formação de seus colegas e enumera suas tarefas dentro do distrito de Tucupido e com força sentencia sua missão: "Nós estamos aqui para desmontar o que a mídia comercial faz contra o governo e contra o povo".

"Bravo pelas Missões! Obrigado por tanto amor! Vocês são o Novo da Pátria! Obrigado, irmãos e irmãs!" – escreveu Chávez em sua conta no Twitter @Chavezcandanga, em mensagem endereçada aos participantes da marcha.

Fonte: Blog da resistência [www.zereinaldo.blog.br]