Governo quer a Bahia presente nas Paraolimpíadas 2016

A Bahia ficou em 4º lugar no Campeonato Regional Nordeste de Basquete de Cadeira de Rodas realizado pela primeira vez em Salvador. A final do evento aconteceu no domingo (23/9), no Sesi-Itapagipe, no bairro do Caminho de Areia, e contou com a presença do governador Jaques Wagner.

Wagner disse que estão sendo feito esforços para que a Bahia esteja presente nas Paraolimpíadas 2016. “A gente já dá uma contribuição importante para o Futebol de 5, a seleção brasileira possui três baianos no seu time, que foi medalha de ouro nas Paraolimpíadas de Londres”, destacou.

O vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Luiz Cláudio Pereira, destacou que a Bahia possui atletas em cinco modalidades paraolímpicos. “Este campeonato que reuniu 22 equipes, mais de 300 atletas, mostra que a Bahia é capaz. A gente pode aproveitar este esforço que foi feito aqui para transformar a pessoa com deficiência em atleta. O apoio que foi dado pelo Estado foi fundamental”.

O secretário do Trabalho, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, afirmou que a secretaria já incluiu os atletas paraolímpicos no programa Bolsa Esporte. “Assim, nós garantimos para eles uma renda regular e uma melhoria na atividade esportiva”. Ele disse que a Bahia possui organizações fortes. “Uma delas é o Instituto de Cegos, que tem atletas medalha de ouro nos jogos paraolímpicos, e agora, com o basquete crescendo, nós temos que dar este suporte. A demonstração de superação é extraordinária e o mínimo que temos que fazer é proporcionar uma estrutura adequada”.

De acordo com o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Almiro Sena, o órgão, em parceria com a Setre, vai criar um grupo de trabalho multidisciplinar para fomentar o esporte paraolímpico na Bahia. “Este tema vai ter um tratamento diferenciado a partir de agora”.
Sena afirmou ainda que, em maio de 2011, foi criada dentro da Secretaria da Justiça uma superintendência específica de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. "Eu acredito que, a partir daí, o Governo do Estado marcou uma ação diferenciada que possibilitou uma série de ações e articulações em benefício deste público. Este campeonato é um exemplo do apoio do Governo da Bahia".

Das 22 equipes participantes, seis foram de Pernambuco, cinco da Bahia, duas do Piauí, duas de Sergipe, duas do Ceará e duas do Maranhão. Os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas participaram com uma equipe cada. O Estado foi representado por quatro grupos masculino e um feminino, a segunda equipe feminina formada na Região Nordeste.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre