Hemoce registra queda nas doações

Para melhorar estoque, Hemoce realizou ação voluntária neste domingo. De julho para cá, as doações apresentaram as piores quedas se comparadas a 2011. Iniciativa vai ocorrer novamente no próximo domingo, (30/09).

O domingo de lazer e praia também pode ser usado para praticar boas ações. Ontem, 23, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) abriu suas portas, das 9 às 17 horas, para receber doadores de sangue. A ação também ocorrerá no próximo domingo, 30.

O objetivo é melhorar o estoque de bolsas para atender os 168 hospitais públicos e 126 hospitais privados com leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. O mecânico José Elpídio Fraga, 43 anos, foi ao Hemoce por incentivo de uma amiga. “Desde 2010 sou doador, mas estava afastado. Soube dessa iniciativa e vim fazer a minha parte”.

A auxiliar de laboratório Ana Angélica Falcão, 46 anos, é funcionária do Hemoce e já contabiliza mais de 30 doações de sangue. “As pessoas deveriam perder o medo e se informar sobre os benefícios. Ter um pouco mais de coragem faz bem para o próximo”, incentiva.

Segundo a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, a ampliação da rede de saúde com novos leitos aumenta a necessidade por bolsas de sangue. “A ação destes dois domingos é totalmente voluntária. Nossos funcionários fizeram uma escala e trabalhamos com parcerias”, comenta.

Luciana lembrou que após o feriado nacional do dia 7 de setembro não foi possível estabilizar o banco de sangue. “Nós dependemos muito da participação das pessoas. Não adianta ter uma ótima estrutura se a população não vier doar”, diz.

Levantamento feito pelo Hemoce constatou que, nos últimos três meses, as doações apresentaram as maiores quedas em relação a 2011. Foram 831 doações a menos em julho, 517 em agosto e 634 em setembro, até o dia 16. O déficit no estoque da Hemorrede é de 292 bolsas.

Doações

Homens e mulheres de 16 a 67 anos podem ser doadores. É necessário estar bem alimentado, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumo e dormir pelo menos seis horas antes.

Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

As unidades do Hemoce dão cobertura aos 184 municípios cearenses, por meio das 63 agências transfusionais.

ENTENDA A NOTÍCIA

Levantamento feito pelo Hemoce mostra que, nos últimos três meses, as doações apresentaram as maiores quedas em relação a 2011. Ação para incrementar banco de sangue foi realizada ontem e será repetida domingo que vem.

Serviço
Hemoce

Horário: 7h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 16 horas, aos sábados
Onde: Avenida José Bastos, 3390
Telefone: 3101.2296

Saiba mais

Levantamento realizado pelo Hemoce, entre 2011 e 2012, mostrou que o número de doações até o dia 16 de setembro caiu de 39.835 no ano passado para 37.571 este ano.

Com esses números, o Hemoce contabilizou 2.264 doações a menos se compararmos 2011 e 2012.

Somente nos meses de janeiro e maio deste ano o número de doações foi maior que em 2011.

Em Fortaleza, o ideal é ter 543 bolsas de sangue no estoque. Já para o Hemoce Regional do Crato, o número mínimo necessário é de 107.

No Cariri, o hemocentro regional está intensificando as coletas externas em empresas. Além das programadas pelas secretarias da Saúde, da Educação e da Ação Social dos 28 municípios da região.

Em setembro, foram realizadas coletas nos municípios de Aurora, Campos Sales, Porteiras, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

Fonte: O Povo Online
Foto: Mauri Melo