Moradores impedem destruição maior na Mata do Engenho Uchoa 

Na última sexta-feira (14), os Moradores da Avenida Beira Rio ( Av. Nestor Diógenes de Melo), no bairro do Barro, foram surpreendidos pelo barulho de tratores e caminhões que criminosamente abriam estradas na Mata do Engenho Uchoa,  as margens do Rio Tejipió. 


Mata Engenho Uchoa, rio Tejipió.

A depredação começou do lado da BR 101, na altura da Ponte do Rio Tejipió e se adentrou na Mata até à altura da rua Escritor Lima Barreto, uma perpendicular da Av. Beira Rio. Após a abertura da estrada, um caminhão caçamba retirou a vegetação rasteira e a depositou dentro da Mata Uchoa. A comunidade do entorno sempre vigilante, sempre pronta a agir em defesa do patrimônio, informou à coordenação do Movimento em Defesa da Mata o ato criminoso. "A Mata pertence a toda sociedade recifense, que entende ser a mesma responsável por melhor qualidade de vida para todos", explicou Augusto Semente, coordenador do Movimento.

A Secretaria de Meio Ambiente da PCR, a Cipoma, a CPRH e a Brigada Ambiental, órgãos responsáveis pela defesa do meio ambiente,  foram rapidamente, mobilizados pelo Movimento e autuaram os responsáveis pela atividade ilegal e apreenderam a maquinaria, impedindo a continuidade da devastação. " Infelizmente, a tentativa de destruição da APA do Uchoa (área de preservação ambiental) está registrada no terreno, agora desprovido de sua vegetação rasteira que protegia a margem do Rio Tejipió", explicou Augusto no blog do Movimento.

"Esperamos que os órgãos públicos, que constataram, in loco, a ação destruidora monitorada pelos agressores que estavam presentes, tomem as medidas cabíveis. Nós que fazemos o Movimento temos o direito de saber qual o projeto dos que se dizem proprietários da APA Rousinete Falcão. Enquanto a PCR não torna concreto o projeto da comunidade de transformar a área no Parque Rousinete Falcão, a Mata do Engenho Uchoa continuará sendo alvo da ação destruidora de ambiciosos que em busca de lucros, não veem a Mata como patrimônio nosso e das futuras gerações", finalizou.

Fonte: Blog do Movimento.