Presidenta da Argentina cumpre intensa agenda na ONU

A presidenta argentina, Cristina Kirchner desenvolve a partir desta terça-feira (25) uma intensa atividade no contexto do 67º período de sessões da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cristina reiterará em seu discurso o pedido ao governo britânico para que dialogue a respeito da exigência argentina de soberania sobre as Ilhas Malvinas que foram usurpadas pelo Reino Unido.

Uma vez concluída sua intervenção diante da Assembleia Geral, a presidente da Argentina manterá uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e depois dialogará com o mandatário egípcio, Mohamed Morsi.

Na segunda-feira (24), Crisitina visitou a exposição "Evita, paixão e ação”, instalada no consulado argentino em Nova York que reflete a história de Eva Duarte de Peron através de fotografias inéditas, objetos pessoais e pinturas contemporâneas que evocam sua figura.

Por sua parte, o chanceler argentino, Hector Timerman, manteve na segunda-feira encontros com seus pares argelino, Mourad Medelci, e do Paquistão, Hina Rabbani Khar.

Timerman e Medelci intercambiaram pontos de vista sobre as vias para aprofundar a relação bilateral e ratificaram o propósito de continuar a cooperação nas áreas de tecnologia industrial e agricultura.

Destacaram igualmente o interesse mútuo em temas nucleares com fins pacíficos e em assuntos espaciais, e analisaram questões de interesse multilateral e global, com particular ênfase na situação do Norte da África e do Oriente Médio.

Em seu encontro com a chefe da diplomacia paquistanesa, foram abordados os projetos em marcha no marco da cooperação sul – sul e a relação comercial bilateral, que se duplicou nos últimos anos.

Os ministros de Relações Exteriores se comprometeram igualmente a sustentar um intercâmbio fluido e permanente, com o objetivo de levar posições comuns no Conselho de Segurança que ambos os países integrarão em 2013.

Prensa Latina