Eliana Gomes realiza plenária em alusão ao Dia Nacional do Idoso

No Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, a vereadora do povo, Eliana Gomes 65123, realizou plenária com a turma da terceira idade, na Casa do Cantador, no Carlito Pamplona.

Mais de 300 pessoas debateram com a parlamentar comunista os direitos da população idosa e as contribuições da lutadora na Câmara Municipal para o grupo na manhã de hoje.

Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso, Eliana defendeu a necessidade de ações efetivas de atendimento ao idoso, envolvendo as instituições de fiscalização, como o Ministério Público Estadual, para cobraram das secretarias municipais o fortalecimento da rede de atendimento ao grupo, levando em conta o alto número de denúncias de abandono e maus tratos a idosos recebidos pela Câmara e o próprio MPE nos últimos três anos. Conforme Eliana, a política municipal tem dificuldade de oferecer atendimento a esse segmento nos serviços oferecidos, como saúde, esporte e lazer e, especialmente, no que se refere ao abrigamento. Nesse sentido, segundo a vereadora, o Poder Judiciário entrou com ação solicitando que o Município construa um novo abrigo.

“Nós queremos que vocês, depois de terem a vida toda contribuído com o desenvolvimento de vida e da nossa sociedade, através do trabalho, tenham o direito de desfrutar de uma velhice com saúde, muito lazer e, obviamente, feliz. É dever do poder público oferecer isso, por isso, lutaremos para a criação do Conselho do Idoso e do Fundo Municipal do Idoso, que vão ser os lugares onde essas políticas possam se desenvolver”, argumenta Eliana.

Outro dado discutido pela vereadora com o grupo é o de que os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e de Atenção Psicossocial (Caps) não estão funcionando a contento no atendimento a idosos. “Se envelhecemos, significa que estamos vivendo mais, por isso, é preciso assegurar nessa fase da vida mais qualidade de vida”, destacou a parlamentar.

Dia do Idoso

A data foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.

Fonte: Assessoria
Eliana 65123