Dois mil soldados dos EUA já morreram no Afeganistão

O número de soldados norte-americanos mortos durante a ocupação do Afeganistão subiu para dois mil, depois de um ataque promovido supostamente por um membro das forças nacionais de segurança, informou o diário Khaama Press. 

soldados

O incidente ocorreu na província de Wardak, localizado a leste do país e foi um dos mais violentos desde que começou a invasão dos EUA em 2001. Morreram um soldado estadunidense, um contratista civil extrangeiro e vários militares afegãos, especifica a nota.

De acordo com o relatório, na medida em que passa o ano, mais de 50 soldados estrangeiros foram mortos em confrontos entre supostos agentes de segurança infiltrados nas tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Há poucos dias, as forças internacionais retomaram as operações conjuntas com as tropas afegãs, após suspendê-las ante o aumento de tais ataques.

O confronto entre supostos policiais e soldados afegãos e seus aliados internacionais fez a Otan limitar seu campo de ação há duas semanas.

Os constantes ataques fizeram com que os membros da aliança acelerassem ou revissem os seus planos para retirada das tropas, que estava prevista para até 2014.

No entanto, o secretário de Defesa, Leon Panetta, assegurou que o plano para transferir o controle de segurança aos locais em 2014 permanece inalterado.

Fonte: Prensa Latina