ELN quer início de diálogos de paz com governo colombiano

O grupo guerrilheiro colombiano Exército da Libertação Nacional (ELN) anunciou nesta segunda-feira (1º)  seu interesse em iniciar um processo de diálogos de paz com o governo de Juan Manuel Santos, que se prepara para as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 

"O ELN tem toda disponibilidade para atender a uma mesa de diálogo com o governo do presidente Santos, para iniciar e avançar em um caminho rumo à paz, mas realista de que há diferentes visões de como fazê-lo", disse um dos líderes do grupo, Nicolas Rodríguez.


Leia também:

Estamos dispostos a buscar a Paz, diz líder das Farc

Segundo o ELN, o interesse surgiu após uma troca de correspondências entre Rodríguez e um acadêmico colombiano, o qual sugeriu à guerrilha que pensasse sobre um diálogo de paz com o governo.

Em uma de suas mensagens, o ELN reconhece que "nem a luta armada e popular tem alcançado a vitória, nem a classe e o poder conseguiram derrotar as guerrilhas", razão pela qual é "urgente" uma saída política, mediante um acordo "sério e respeitoso" para "este conflito grave".

O grupo expressou ter "toda vontade de sentar-se e dialogar com o governo e que a imposição de paz romana, de vencedores e vencidos, foi, nesses últimos 50 anos, um dos erros dos diálogos passados".

Fonte: Ansa