Presidente da Colômbia confirma que está com câncer de próstata

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de 61 anos, confirmou que está com câncer na próstata. Santos fez na noite desta segunda (1º) uma declaração à população, informando que vai ser operado newsta quarta (3) para a retirada do tumor, classificado por ele como “pequeno e não agressivo”. A cirurgia será feita em Bogotá, capital colombiana, na Fundação de Santa Fé de Bogotá.

“Desde que eu completei 50 anos, ou seja, há 11 anos, pois eu tenho 61, faço todos os exames de rotina que os médicos recomendam. O último mostrou um aumento anormal no que é chamado PSA. Como há na minha história familiar casos de câncer de próstata, o médico recomendou uma biópsia, que teve resultado positivo”, disse Santos.

O presidente disse ter consultado uma equipe formada pelo profissional que o acompanha, por cirurgiões, dois oncologistas e um urologista. Segundo ele, a anestesia será local, portanto não ficará inconsciente, mas permanecerá internado por alguns dias. “Eu vou ficar, é claro, com algumas limitações físicas, mas vou em todos os momentos exercer minhas funções como presidente da República”, ressaltou.

Santos aproveitou a declaração para informar, de forma detalhada, o que é câncer de próstata. Segundo ele,o câncer de próstata “é mais comum do que as pessoas imaginam”. O presidente lembrou que quando descoberto no começo, como foi seu caso, a chance é 97% de cura. Ele disse que situação semelhante ocorreu com seu irmão, Luis Fernando, há 14 anos, que está bem de saúde atualmente.

Na América Latina, vários presidentes se submeteram a tratamentos de combate ao câncer recentemente. A presidenta Dilma Rousseff venceu um linfoma, assim como o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, concluiu neste ano o tratamento de combate a um tumor na região pélvica e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de sessões de quimioterapia para tratar um câncer de laringe.

Com Agência Brasil