Obama e Romney se enfrentam no primeiro debate dos EUA

O candidato democrata Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney, que disputarão a presidência dos Estados Unidos no dia 6 de novembro, tentam nesta quarta (3) conquistar os eleitores indecisos, no primeiro debate eleitoral, que contecerá no Denver, Colorado.

Na terça, o presidente Obama esteve se preparando a porta fechada em Henderson, estado de Nevada, enquanto Romney fez campanha em Denver, onde participou de um ato público junto a John Elway, lendário campeão de futebol americano.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade Quinnipiac, 54 por cento dos votantes entrevistados opinaram que o mandatário, que busca a reeleição, se sairá bem no debate, frente aos 28 por cento que pensa o mesmo de Romney.

Para o ex-governador de Massachussetts, será a primeira oportunidade de enfrentar 50 milhões de telespectadores, aos quais terá que explicar por que menosprezou recentemente, em um vídeo, os 47 por cento de eleitores que apoiam Obama e, segundo ele, "se fazem de vítimas" e pretendem viver mantidos pelo governo.

De acordo com observadores políticos, esse vídeo é uma importante trava à recuperação de Ronney, após uma desastrosa campanha política em setembro.

O debate vai durar 90 minutos e abarcará assuntos de política interna, como a recuperação econômica, política energética, os informes tributários, o papel do governo e a polêmica reforma sanitária. A discussão será transmitida ao vivo, a partir de 21h (1h GMT da quinta-feira).

Fonte: Prensa Latina