Polícia grega "passa" funções para partido fascista

O partido fascista grego Aurora Dourada não está mais limitado às sessões parlamentares e agora vai às ruas colocar em prática programas de limpeza de imigrantes sem documentos e camelôs.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, há cada vez mais evidências de que a polícia do país "delega" funções de fiscalização para pessoas ligadas à organização fascista.

Muitas vítimas de crimes também recorrem ao Aurora Dourada em busca de “justiça” para os delitos. Um funcionário público disse ao Guardian que ficou surpreso ao ser encaminhado a membros do partido por agentes policiais para solucionar um incidente envolvendo sua mãe e imigrantes albaneses.

"Eles [os policiais] disseram que se aquela era uma questão envolvendo imigrantes, então que fosse levada ao Aurora Dourada", disse o homem de 38 anos que preferiu não se identificar, temendo colocar em risco seu trabalho ou mesmo a segurança de sua família.

Ele ressalta que, em Atenas, a crise financeira do país produziu um contexto de insegurança delicado e lamenta que "se a polícia ou um mecanismo oficial torna-se incapaz de prover segurança", a justiça seja deixada na mão de uma organização radical.

Outros gregos que passaram por experiências silmilares disseram à reportagem que essa foi justamente a razão que promoveu os fascistas ao parlamento. Uma mulher comentou que foi com a promessa de eliminar o que chama de “lixo imigrante", que o Aurora Dourada se aproveitou do “sentimento de impotência” dos mais carentes. Para a entrevistada, "isso dá aos ‘mais fracos’ o sentimento de que eles irão sobreviver e de que estão seguros".

Nas últimas semanas, aumentou o número de crimes motivados por ódio racial. Imigrantes revelaram ao Guardian o temor de andar pelas ruas a noite. A maioria receia agressões de motociclistas vestidos de preto que atacaram camelôs de origem africana e asiática nos últimos dias.

Uma pesquisa divulgada recentemente revelou que o número de indivíduos com opiniões positivas sobre o "programa de governo" do Aurora Dourada dobrou, comparado ao início do ano.

Em maio, 12% da população aprovava o Aurora Dourada. Hoje esse número atingiu a marca dos 22%. O mesmo crescimento pode ser verificado na popularidade de Nikos Michaloliakos, o líder do partido. O número dos que aprovam sua atuação parlamentar cresceu oito pontos percentuais, mais que qualquer outra referência política do país.

Com informações do Opera Mundi