Farc e governo colombiano anunciam coletiva de imprensa

O governo de Noruega confirmou nesta quinta-feira (4) a data da primeira coletiva de imprensa que será concedida em Oslo pelos representantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do governo colombiano.

O porta-voz da diplomacia norueguesa Veslemoey Lothe Salvesen, disse que “as duas partes anunciaram que desejam organizar uma conferência de imprensa no dia 17 de outubro”.

Ainda não há confirmação oficial sobre o início do diálogo em Oslo, na Noruega. De acordo com a guerrilha, isso ocorrerá dois dias antes, em 15 de outubro. A imprensa colombiana divulgou que Salvesen não quis se pronunciar sobre o assunto. “O que acontecerá um dia antes e um dia depois da coletiva, deve ser dito pelas duas partes.”

Depois das negociações na Noruega, os representantes do presidente Juan Manuel Santos prosseguirão as conversas com as Farc em Havana. Venezuela e Chile também acompanharão os diálogos de paz. Na última terça-feira (2), o ministro das relações exteriores venezuelano, Nicolas Maduro, anunciou que designará Roy Chaderton como representante do país.

Os detalhes sobre o diálogo na Noruega estão sendo mantidos sob sigilo e a discrição do país-sede tem contribuído muito para esse objetivo, segundo os jornais colombianos. Até mesmo a participação do ELN (Exército de Libertação Nacional), que indicou sua disposição em negociar com o governo na última semana, não foi confirmada oficialmente.

Com agências