Maternidade de Lauro de Freitas-BA é inaugurada na sexta (5)

A primeira etapa da Maternidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, será inaugurada nesta sexta-feira (5/10), às 9h, pelo governador Jaques Wagner e o secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla. Localizada na rua Coronel Messias, no bairro Caji, inicialmente, a maternidade contará com um centro de atendimento ao parto normal.

A estrutura dispõe, entre outros espaços e equipamentos, de oito suítes com camas pré-parto, parto e pós-parto, sendo duas com banheira de hidromassagem. O espaço segue os critérios de atenção ao parto e nascimento e a qualidade exclusiva ao parto normal, e privilegiam a privacidade, a dignidade e a autonomia da mulher ao parto, em um ambiente mais acolhedor e confortável, com a presença de acompanhante de sua livre escolha.

A segunda etapa da maternidade, prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2013, está em processo de realização dos projetos complementares para a implantação e adequação do novo espaço, com a construção do centro cirúrgico e enfermarias.

A estrutura da maternidade é resultado da operacionalização do Plano Rede Cegonha, que será implantado em todo território baiano, priorizando inicialmente algumas regiões de saúde. Dessa forma, na Região Metropolitana de Salvador está prevista a implantação de oito Centros de Parto Normal, dois deles em novas maternidades de Lauro de Freitas e Camaçari.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom